quinta-feira, 9 de julho de 2015

Juiz Sérgio Moro e Globo, cinismo você vê por aqui

por Emanuel Cancella


O juiz Sérgio Moro começa a vir a público se defender: “Não sou nenhuma besta-fera”, diz o juiz Sérgio Moro, em 03/07, no Globo.
Também respondeu  à declaração da presidente Dilma, sobre os delatores: "Eu não respeito delator. Até porque eu estive presa na ditadura e sei o que é que é. Tentaram me transformar em uma delatora". E a resposta de Moro defendendo os delatores: "Mesmo juízo de inconsistência cabe às equiparações inapropriadas entre 'prisão cautelar' e 'tortura' ou entre 'criminosos colaboradores' e 'traidores da pátria'", escreveu Moro. "Não há como este Juízo ou qualquer Corte de Justiça considerar argumentos da espécie com seriedade."
.Não é só a presidente Dilma está contestando o mal uso da delação premiada. Aliás, ela como presidenta que sancionou  essa lei introduzindo essa ferramenta no nosso arcabouço legal, provando com isso que ela acha importante a delação, nos termos da lei.
Ministros do STF, OAB e Policia Federal criticam e repudiam é o uso excessivo dessa ferramenta, como também tratá-la, como já fora, uma sentença, já que a delação só se confirma ou não com o processo transitado em julgado. Criticam também é o tratamento dado aos advogados que trabalham junto à operação. E a própria Policia Federal denunciou a existência de grampo na cadeia do Paraná onde estão os presos da Operação.  
E mais que isso, a denúncia mentirosa  e fajuta de que Dilma e Lula sabiam da corrupção na Petrobrás saiu da operação Lava Jato que o juiz Sérgio Moro chefia. Ou alguém acredita que o juiz chefe da operação não foi comunicado da denúncia? Aliás, o chefe da operação poderia ter vindo a público desautorizando a denúncia inexistente, segundo relato do advogado do doleiro Alberto Youssef, pseudo delator. Pois é, seu juiz, quem cala consente!
A Globo, que deu o prêmio de personalidade do ano ao juiz Sérgio Moro, usa o mesmo artifício do juiz se fazendo de vítima. Respondendo a qualquer manifestação contra a emissora diz que querem fechar a Globo. A ampla maioria dos que protestam contra a Globo não quer o seu fechamento, mas sim mudança de postura da emissora. A Globo foi contra a eleição direta para presidente; apoiou e cresceu à sombra da ditadura; manipulou de forma criminosa em várias eleições passando por cima inclusive do Tribunal Superior Eleitoral-TSE, quando passou os melhores momentos do debate de Fernando Collor de Mello contra Lula em 1989 e agora 2014, na véspera da eleição, colocou no Jornal Nacional a notícia mentirosa da revista Veja que Lula e Dilma sabiam da corrupção na Petrobrás.
Ninguém quer fechar a Globo, a sociedade quer que a emissora respeite a lei e a democracia. Por isso repetimos: juiz Sérgio Moro e Globo, cinismo a gente ver por aí!        

OBS.: Artigo enviado para possível publicação para o Globo, JB, o Dia, Folha, Estadão, Veja, Época entre outros órgãos de comunicação.

Emanuel Cancella é coordenador do Sindicato dos Petroleiros do Estado do Rio de Janeiro (Sindipetro-RJ) e da Federação Nacional dos Petroleiros (FNP).

Rio de Janeiro, 09 de julho de 2015






Nenhum comentário:

Postar um comentário