segunda-feira, 15 de junho de 2015

Em homenagem às nossas instituições Justiça, MPF e Policia Federal



Em artigo enviado aos principais jornais, fiz duras críticas à justiça, ao Ministério Público Federal e à Policia Federal. Gostaria de me redimir publicamente! A justiça trabalha como nunca, o ministro Gilmar Mendes deu duas liminares, em menos de 24 horas, ao banqueiro Daniel Dantas. O juiz do caso Eike batista, de tão zeloso, levou os bens do réu para casa. Tem até juiz que, investigado na operação Lei Seca, processou a guarda de trânsito, que, aliás, foi condenada, por que disse que juiz não é Deus.
Essas mesmas instituições já praticamente esmiuçaram o Zelotes, Swissilakes e, apesar do volume de valores ser superior ao Petrolão, parece que esses casos não são prioridades para nossas instituições.
O Procurador Geral da República, Rodrigo Janot citou o presidente do Congresso Nacional, Renan Calheiros e o presidente da Câmara, Eduardo Cunha, por suspeita no esquema de propina na Petrobrás. Ficou só nisso, os dois citados trabalham como nunca, principalmente para impedir o novo mandato de Janot. Com isso Renam e Cunha querem tornar sem efeito a denúncia!

Já a corrupção na Fifa creio que vá ser desvendada, vão fazer uma devassa na Globo mostrando que, apesar de a emissora ter o monopólio das transmissões esportivas, de ter  como seu sócio José Hawilla, dono da TV TEM, o qual, como réu confesso, pagou U$ 151 milhões, no caso da FIFA. Pois é, apesar de todas as evidências, as investigações vão mostrar que a Globo é inocente e vão dizer que a culpa é do torcedor!
Pior é o Trensalão, que apesar de envolver vários governos de São Paulo, do PSDB, no pagamento de propina no metrô de São Paulo, até hoje nenhum governador foi sequer  citado. As instituições querem nos fazer crer que o Trensalão foi obra dos funcionários que passaram a perna nos governadores. Pobres governadores enganados!
Creio que a morosidade nos processos de investigação se dê por falta de mão de obra, já que chegou a ser divulgado na Folha de 27/03/15 que faltava juiz para julgar o mensalão mineiro.  O mensalão do PSDB fez dez anos, está prescrevendo, e até hoje não foi julgado, apesar de ser anterior ao do PT.
A operação lava jato fez um ano em março e os membros da operação trabalham diuturnamente, parece que todo o staf da justiça, do MPF e da Policia Federal está trabalhando exclusivamente no caso, dado o volume de denúncias divulgadas na imprensa. Aliás, a sociedade aplaude a operação Lava jato, no que tange à prisão de corruptos e corruptores e confisco dos bens roubados, pois isso nunca aconteceu antes no país.
Porém, em função da ausência da ação nos Zelotes, Trensalão, Fifa e mensalão tucano, entre outras, que inclusive depõe contra nossas instituições, não seria o caso de liberar parte dos funcionários envolvidos no Lava jato para atuar nas outras investigações?

OBS.: Artigo enviado para possível publicação para o Globo, JB, o Dia, Folha, Estadão, Veja, Época entre outros órgãos de comunicação.

Emanuel Cancella é coordenador do Sindicato dos Petroleiros do Estado do Rio de Janeiro (Sindipetro-RJ) e da Federação Nacional dos Petroleiros (FNP).

Rio de Janeiro, 15 de junho de 2015













Nenhum comentário:

Postar um comentário