domingo, 17 de maio de 2015

Valeu Zumbi!

por Emanuel Cancella

Toda a sua luta não foi em vão! Dia 20, em sua homenagem, comemoraremos o dia da consciência negra.

Mas as coisas não melhoraram tanto assim. Hoje no Brasil o balanço da raça negra ainda é terrível: oportunidades de empregos e salários sempre inferiores aos brancos; o negro abandonou as senzalas para habitar nas favelas; pela primeira vez um negro preside o STF. Mesmo assim, os negros além de serem as maiores vítimas da violência nas cidades, são a maioria nas prisões brasileiras.

Aqui no Rio está preso há um mês em Bangu 9, em solitária e sem direito a banho de sol, Jair Seixas Rodrigues, o Baiano, um guerreiro destemido dos tempos modernos! Jair esteve à frente das principais manifestações de junho que invadiram as avenidas e praças do país.

Trata-se também de um humanista e praticante do candomblé. Esteve conosco no movimento “O Petróleo Tem que ser Nosso”, acampado, durante um mês, junto com os petroleiros, em frente ao edifício sede da Petrobrás. Ali, Jair demonstrou possuir um brasileiro digno, ético, indignado com as desigualdades e destemido.

Se você, Zumbi, foi para o interior de Alagoas para criar seu próprio quilombo, sua pátria,  Baiano foi para as avenidas e praças clamar por democracia e liberdade. Como pode um negro, baiano e músico sem fama desafiar o estado brasileiro? Jair, assim como Zumbi, é indomável. Detido cinco vezes pela PM nas manifestações de junho ele está preso por isso há dois meses, além de ser acusado por ter ido três vezes, em cinco anos, aos EUA. Quanta periculosidade!

Nesta semana, os amigos foram ver o Jair na prisão, entretanto ficaram na porta do presídio, não conseguiram entrar, pois a polícia alega que as visitas são restritas a advogados; além disso, sabonete só transparente, polvilho para curar as fieiras de Jair não pode, biscoito recheado é proibido, só bolachas.

As camisetas, lençóis, desinfetantes para o vaso sanitário da sua cela não puderam entrar. Tudo isso e também nosso fraternal abraço ao Jair ficaram do lado de fora!

André de Paula, seu advogado e coordenador da Fist (Federação  Internacionalista dos Sem Teto), entidade da qual Jair faz parte, foi ontem visitá-lo. As denúncias do doutor André de tortura que submetem o Jair funcionou: o baiano já tem direito (só agora) a banho de sol, religaram a luz na cela e serviram a comida quente.   

André, que tem linha direta com a CNBB, sendo amigo de vários bispos, está responsável pela tentativa de fazer através da Conferencia dos Bispos contato com o papa para interceder em defesa do Jair.

Também já contatamos a Comissão de Ética da Presidência da República, através de jurista Antônio Modesto da Silveira sobre as torturas que o militante político da FIST, Jair Seixas Rodrigues estariam sofrendo em sua prisão ilegal em Bangu.

Baiano faz parte, no imaginário da elite retrógrada brasileira, dos negros-sempre-suspeitos, e no caso do Jair com o agravante de ser um manifestante reiterado.

Valeu Zumbi! Mas a luta pela emancipação e fim dos preconceitos contra os negros no Brasil está longe de acabar!   

Liberdade para o preso político Jair Seixas Rodrigues!
Pelo respeito total a convenção de Genebra!

RIO DE JANEIRO, 16 de novembro de 2013

Nenhum comentário:

Postar um comentário