quinta-feira, 14 de maio de 2015

Dilma precisa continuar a intervir na economia

Por Emanuel Cancella
A presidenta Dilma interveio nos aeroportos, nos portos e na tarifa de luz.  Nos portos e aeroportos, saturados por conta do crescimento da economia, a presidenta delegou à iniciativa privada a modernização e ampliação dos serviços. Positiva a intervenção da presidenta na tarifa deenergia, barateando os custos para o consumidor; como também desonerando de impostos a cesta básica e ainda intervindo no mercado para impedir a supervalorização do dólar. Quanto às demais intervenções, sou cético quanto aos resultados, por tudo que a iniciativa privada tem apresentado para a sociedade: planos de saúde, banda larga, preços e qualidade dos serviços bancários, energia, vide Light e outras elétricas. Todos esses setores são campeões de reclamações, basta consultar os Procon’s.

Agora o transporte  está  sendo alvo  de protesto em todo o país. Também pudera! O trabalhador está gastando cerca da metade de um salário mínimo para ir e vir de casa para o trabalho, sendo que o Dieese e o IBGE apontam que a maioria dos trabalhadores brasileiros ganha até dois salários mínimos. Os governantes entregaram a mobilidade urbana aos empresários e essa turma só pensa no lucro, que se dane a questão social. Por “coincidência”, são esses empresários os grandes financiadores de campanha desses mesmos  governantes. Resultado: O preço das tarifas e a qualidade dos serviços de transporte estão insuportáveis para os trabalhadores!

Cansada de reclamar,  a sociedade partiu para organizar protestos contra o aumento das passagens nas grandes capitais, principalmente no Rio e São Paulo. Os governantes querem resolver o problema através dos cassetetes e das bombas de efeito moral. Creio que isso não vá resolver, aliás, os protestos têm se multiplicado e vão tomando mais corpo.

A presidente Dilma,  que vem intervindo na economia,  na maioria das vezes em favor dos empresários, deveria agora sair em defesa dos trabalhadores: aumentado o subsidio do diesel para o transporte de massa e também da energia que move os metrôs e os trens. Ao invés dos criminosos leilões do nosso petróleo,  que só vão favorecer os megaempresários e as multinacionais, o país poderia usar o dinheiro do nosso petróleo para subsidiar o transporte. E, também através de subsídios, baratear o botijão de gás de cozinha, pois muitas donas de casa de família de baixa renda estão substituindo o gás pela lenha e carvão, por conta do preço do gás.

Com essas intervenções, dona Dilma, com certeza Vossa Excelência vai recuperar os pontos perdidos nas últimas pesquisas de avaliação de seu governo! 
RIO DE JANEIRO, 12 de junho de 2013

Nenhum comentário:

Postar um comentário