sábado, 3 de novembro de 2012

Vamos botar o Brasil nos trilhos

A mídia toda hora critica o projeto do trem bala, inclusive alguns inocentes úteis, como jornalistas e demais cidadãos brasileiros, também o fazem. Buscar o melhor preço para o projeto do trem bala, um roteiro de paradas em cidades estratégicas do Rio para São Paulo e buscar um preço razoável de tarifa, tudo isso é importante. Mas o que a grande mídia quer é inviabilizar qualquer projeto sobre trilhos isso em parceria com as montadoras, fabricantes de pneus, empreiteiras e empresas controladoras de pedágios. O transporte de passageiros e de cargas tem que ser sobre os trilhos e quem diz isso são os especialistas, principalmente, ambientalistas e os economistas que tem preocupação com a matriz de transporte no país. Além disso, um trem você constrói para funcionar durante séculos, os trens, trilhos e dormentes têm vida longa. Já a estrada tem que ser recapeada até mais de uma vez ao ano. Os acidentes de trens são raros, da rodovia toda hora. O meio ambiente agradece se o transporte for sobre os trilhos, pois diminui o aquecimento global. A agilidade do trem não se compara ao veiculo sobre pneus. A capacidade de carga do trem é muito maior que a do veículo. No vácuo desse debate, o prefeito da cidade do Rio de Janeiro construiu a toque de caixa um BRT (Bus Rapid Transit) gastando uma dinheirama, num sistema de ônibus ligando a Barra da Tijuca a Campo Grande na zona oeste. Por que não um metrô de superfície? O mesmo prefeito vai derrubar parte do elevado da Perimetral na zona do cais do porto, no centro do Rio. Derruba o elevado e constrói túneis para trafegar veículos. Por que não estender para o que ele chama de “Porto Maravilha” a malha do metrô do Rio? Não vejo nenhuma critica da chamada grande imprensa a toda essa obra do Prefeito do Rio. Estiveram na inauguração do BRT junto com o prefeito Eduardo Paes, o governador do Rio Sérgio Cabral e o ex-presidente Luis Inácio Lula da Silva aplaudindo o Prefeito. A sociedade tem que vaiar a insistência dos governantes em investir em rodovias. O Brasil do futuro tem que avançar sobre trilhos! RIO DE JANEIRO, 24 de agosto de 2012 Nome: Emanuel Cancella;

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