segunda-feira, 29 de agosto de 2011

MST E A SAÚDE DOS BRASSILEIROS

por Emanuel Cancella

A única entidade de visibilidade nacional e internacional que faz campanha em defesa da saúde dos brasileiros denunciando o uso indiscriminado dos agrotóxicos e dos transgênicos é o MST.

O Brasil já é o país que mais utiliza os agrotóxicos desde 2008. Ativistas ambientais e pesquisadores como a professora Raquel Rigotto, do Departamento de Saúde Comunitária da Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Ceará, denunciam: Além de contaminar a água os agrotóxicos são responsáveis por diversos tipos de câncer e chegam até a provocar abortos.

Os transgênicos são ruins para os produtores e para os consumidores: Os produtores que serão obrigados a pagar pelas sementes, os consumidores correm alto risco já que as pesquisas que estudam o efeitos desses alimentos em nossos organismos ainda não estão concluídas.

Os trabalhadores rurais ligados ao MST e a Via Campesina através da Agricultura Familiar praticam a agricultura orgânica sem o uso de agrotóxicos e transgênicos. A Agricultura Familiar é responsável pela maior parte dos alimentos produzidos no campo que vão a mesa dos brasileiros.

É preciso que as entidades ligadas ao governo o Ministério Público, os produtores rurais alertem a população dos riscos do uso de alimentos que utilizam agrotóxicos e transgênicos. O filme "O veneno esta na mesa" do cineasta Silvio Tendler alerta para o perigo desses alimentos.

Além da campanha dos riscos do uso dos cigarros, das bebidas, das drogas é preciso alertar a sociedade dos riscos desses alimentos. Se não querem proibir uso dos agrotóxicos e dos transgênicos pelo menos alertem a população dos riscos ou até quando vamos continuar agindo como se o veneno não estivesse na mesa!

RIO DE JANEIRO, 26 de agosto de 2011

Um comentário: