sábado, 25 de dezembro de 2010

UNE

por Emanuel Cancella

Reconstruir a sede da UNE é obrigação do estado que num momento triste de nossa história a incendiou e demoliu. O que o governo Lula faz hoje reerguendo a sede dos estudantes com projeto de Oscar Niemyer é um resgate histórico de uma entidade que é um dos pilares de nossa democracia. No dia 20/12 no Rio Lula participou do lançamento da pedra fundamental da obra da sede da UNE.


Em 1964 a UNE foi invadida e incendiada como intimidação aos estudantes, em 1980 a policia militar invadiu o prédio da UNE a mando do Governo do general João Figueiredo e diante do protesto de cerca de 10 mil pessoas demoliram o prédio. A UNE esteve presente em todos os momentos históricos de nossa democracia, na campanha do petróleo na década de 50 e agora, nas diretas já, no fora Collor. Lutou bravamente contra a ditadura militar e pagou caro por isso, além do incêndio e demolição de sua sede, em 1973 o presidente da entidade, Honestino Guimarães foi preso e nunca mais foi encontrado sua morte só foi de fato reconhecida em 1996, com a declaração oficial de óbito.


Alguns setores da sociedade criticam o governo pelo financiamento da reconstrução da UNE. Alguns desses são os que o poeta Bertold Brecht chamava de “Analfabeto político” outros são os que Leonel Brizola denominava de “filhotes da ditadura”. Diferente da ditadura militar que tentava calar os dissidentes do regime, como a UNE, nos os democratas defensores da democracia e liberdade que lutamos contra a ditadura não vamos calar ninguém, muito pelo contrario, defendemos com unhas e dentes o direito ao contraditório.


Mas reconstruir a sede da UNE é afirmar que a democracia esta de volta a nosso país!

Viva a UNE!


RIO DE JANEIRO, 23 de dezembro de 2010;
publicado na Folha de São Paulo de 24/12/10

Nenhum comentário:

Postar um comentário