quinta-feira, 2 de dezembro de 2010

PM

por EMANUEL CANCELLA

Se a violência é a preocupação maior dos brasileiros, e de nossos governantes, urge aprovar a PEC 300 que faz justiça e cria um piso nacional para a categoria. A PM convive diariamente com a violência. Fardados, são os PM que rotineiramente freqüentam a comunidade; por conta disso, é a maioria entre policiais mortos, feridos e mutilados, no dia a dia, no confronto com os bandidos.
É a PM, pela presença nos morros e favelas, que sofre permanentemente o assédio do crime para cooptação. Por conta dessa rotina, nas comunidades também são os PM a maioria dos punidos por supostas autorias de balas perdidas, desvio de condutas e corrupção que resultam em prisão, afastamento e expulsão da corporação.
Também, em função do estreito relacionamento com a violência, está na PM o maior número de soldados afastados por problemas psicológicos. Pasmem, com todo esse perfil a PM é a pior remunerada entre as polícias.
É justo isso? Além disso, por conta dos baixos salários a maioria é forçada a morar em áreas próximas a comunidades carentes ou na própria. O local de moradia cria insegurança, como a simples lavagem e secagem da farda, que tem que ser escondida, a simples saída de casa e a volta do trabalho de uniforme expõem o PM aos bandidos. E a segurança da família do PM, dado ao local de residência, é motivo de permanente sobressalto.
Temos que ser inflexíveis na cobrança de postura digna e honesta dos policiais, em especial os PM, que frente aos demais policias são os que mais se expõem. Mas pagar um salário justo como propõe a PEC 300 e reconhecer a importância de seu trabalho é dar dignidade a esses policiais e seus familiares!
RIO DE JANEIRO, 01 de dezembro de 2010

Publicado no jornal O Dia de 02/12/2010

Nenhum comentário:

Postar um comentário