segunda-feira, 27 de setembro de 2010

PODEROSA PETROBRÁS

por Emanuel Cancella

Petrobrás capitaliza 120 bilhões com a venda de suas ações, a maior do mundo capitalista de todos os tempos. A Petrobrás já é a quarta empresa de energia do mundo. Com a capitalização recorde, a companhia tem investimentos suficientes para desenvolver o pré-sal, e avançar ainda mais.
Com a venda de suas ações, no governo FHC, cerca de 40% foram parar na bolsa de Nova York, talvez por isso o caráter da Petrobrás capitalista tem sido mais acentuado. Essa é a parte bonita da Empresa, porque com seus aposentados é outra história. É sabido que no mundo capitalista, criança e aposentados são considerados lixo porque não produzem.
Também tem que ser dito que a Petrobrás respeita os contratos e tem responsabilidade social, menos com os aposentados. Temos várias ações com decisão favorável aos aposentados em segunda instância na Justiça e algumas transitadas em julgado, o que dá veracidade a nossa tese. O problema é que a justiça é lenta.
Os aposentados que estão em cargo de confiança na companhia tem uma situação diferente inclusive acima dos ativos da companhia. Recebeu reajuste de 29%, abono de 160% de uma remuneração, PLR, plano de saúde pago integralmente pela companhia o que não se estende para o restante da categoria. E aos demais aposentados é oferecido somente o IPCA 4,49%. Já aos petroleiros da ativa a proposta é de 9,36 % de reajuste abono de 100%, e esses petroleiros desembolsam cerca 40% do gasto com o plano de saúde.
É verdade o aposentado hoje não produz, mas se não fosse a sua herança a Petrobrás não teria essa pujança, muito menos teria descoberto o pré-sal. Mas sacanear velhinho é fácil, eles não podem protestar muito menos fazer greve. Só falta o capitalismo inventar o filho de chocadeira, para ninguém lembrar que tem pai e mãe e que não gostariam de vê-los serem tratados dessa forma. E também ler nos jornais artigo como esse de um chato qualquer numa hora de festa nacional.
Sugestão para os gestores da Petrobrás: ao invés de matar os aposentados em doses homeopáticas como fazem há quinze anos através da “fraude salarial”, façam como Hitler extermine a todos de uma só vez. Porque enquanto restar um petroleiro aposentado essa cobrança vai ser feita.

RIO DE JANEIRO, 27 de setembro de 2010

Publicado na APN e AEPET em 07/10/2010

Nenhum comentário:

Postar um comentário