quarta-feira, 28 de junho de 2023

Na ditadura, Bolsonaro ia explodir Guandu e quartéis e na Argentina pessoas foram jogadas de avião!

por Emanuel Cancella


 Em 2022, a justiça argentina condena mais 23 militares por crimes de lesa- humanidade durante ditadura (2) .

A Argentina já levou a julgamento e condenação 1.058 pessoas em 273 sentenças por crimes cometidos durante a ditadura empresarial-militar no país, segundo o último levantamento da Promotoria de Crimes contra a Humanidade argentina (2) 

Avião do 'voo da morte' volta à Argentina após 30 anos: 'Não consigo olhar' , afirmou a médica argentina, Claudia Mabel Careaga, diante do Skyvan PA-51, de onde sua mãe, sedada, foi arremessada ao mar por militares argentinos (1).

 Após a aterrissagem, os presentes se reuniram diante da parte traseira do avião de carga — a mesma que era aberta pelos militares para arremessar os prisioneiros — e fizeram uma homenagem breve aos mortos e desaparecidos da ditadura argentina.

Existe um pedido registrado, no ato oficial de repatriação do avião, de uma lei contra o negacionismo. 

Na Alemanha, já é proibido negar o Holocausto e fazer apologia ao nazismo, a vice-presidente Cristina Kirchner disse que a ideia de uma lei contra o negacionismo deve ser considerada (1).

Aqui no Brasil na ditadura militar ninguém foi punido!

 Bolsonaro foi preso no Exército e, mesmo denunciado e condenado pelo ato terrorista, foi deputado por vários mandatos e até presidente da Republica em 2018.

Perdeu eleição para Lula em 2022 e agora é suspeito de liderar o movimento golpista frustrado do dia 08/01/23.

 Bolsonaro também  planejava explodir o Guandu, o que mataria muita gente, e também os quarteis, ceifando a vida de colegas de fardas (5)

Pasmem! Bolsonaro, debochando dos milhares de perseguidos, presos e torturados, homenageou o coronel Carlos Alberto Ustra, segundo ele o terror de Dilma Roussef.

 Com o voto de Bolsonaro e da maioria dos parlamentares, Dilma foi afastada do governo por um golpe, segundo o ministro do STF, Luiz Roberto Barroso, e sem ter cometido nenhum crime, segundo o Senado notícias (6,7).

Lembrando que Ustra foi o torturador de Dilma, quando uma estudante menina. Discurso de Bolsonaro deixa ativistas ‘estarrecidos’ e leva OAB a pedir sua cassação (8).

 A Argentina tem que servir de exemplo: todos militares envolvidos em perseguição, prisão, tortura e morte na ditadura militar precisam ser julgados e punidos.

 Não podemos esquecer a história dos 6,5 mil membros das Forças Armadas perseguidos pela Ditadura Militar  Dentre eles o general Bevilacqua, o brigadeiro Moreira Lima e o brigadeiro Francisco Teixeira(3).

Já entre os civis, a Comissão Nacional da Verdade-CNV, em seu relatório final, reconheceu 434 mortes e desaparecimentos políticos entre 1964 e 1988, dos quais a maioria ocorreu no período do regime (4).

O Brasil não pode persistir no erro: tem que punir, sem anistia, severamente, todos civis e militares envolvidos no ato terrorista e golpista de 08/01/23!

1 - https://tab.uol.com.br/noticias/redacao/2023/06/28/nao-consigo-nem-olhar-diz-filha-de-vitima-sobre-aviao-dos-voos-da-morte.htm

2 - https://www.andes.org.br/conteudos/noticia/justica-argentina-condena-mais-23-militares-por-crimes-de-lesa-humanidade-durante-ditadura1

3 - https://www.bbc.com/portuguese/brasil-46532955

4 - https://pt.wikipedia.org/wiki/Lista_de_mortos_e_desaparecidos_pol%C3%ADticos_na_ditadura_militar_brasileira

5 - https://veja.abril.com.br/coluna/reveja/o-artigo-em-veja-e-a-prisao-de-bolsonaro-nos-anos-1980

6 - https://www.brasil247.com/brasil/barroso-admite-que-dilma-foi-vitima-de-um-golpe-de-estado

7 - https://www12.senado.leg.br/noticias/materias/2016/05/03/presidente-dilma-nao-cometeu-qualquer-crime-que-justifique-o-impeachment-afirmam-juristas#:~:text=Presidente%20Dilma%20n%C3%A3o%20cometeu%20qualquer%20crime%20que%20justifique%20o%20impeachment%2C%20afirmam%20juristas,-Compartilhe%20este%20conte%C3%BAdo&text=Se%20acolhido%2C%20o%20processo%20de,(3)%20na%20Comiss%C3%A3o%20Especial.

8 - https://www.bbc.com/portuguese/noticias/2016/04/160415_bolsonaro_ongs_oab_mdb

 Rio de Janeiro 28 de junho de  2023.

Em tempo, se você quiser e puder me ajudar, faça um depósito diretamente na conta de uma dessas entidades filantrópicas, podendo abater no imposto de renda, elas estão listadas em http://emanuelcancella.blogspot.com/2020/07/aviso-importante.html No RJ, pode solicitar a presença de um mensageiro que irão buscar a doação.

Autor: Emanuel Cancella, OAB/RJ 75.300, em abril de 2023, pós graduado em Direito Constitucional, pela Universidade Pitágoras Unopar Anhanguera.

 Ex-presidente do Sindipetro-RJ, fundador e ex diretor do Comando Nacional dos Petroleiros, da FUP e fundador e coordenador da FNP , ex-diretor Sindical e Nacional do Dieese, sendo também autor do livro “A Outra Face de Sérgio Moro” que pode ser adquirido em: https://lista.mercadolivre.com.br/a-outra-face-de-sergio-moro#D[A:a%20outra%20face%20de%20sergio%20Moro]

 (Esse relato pode ser reproduzido livremente)

Meus endereços eletrônicos:

http://emanuelcancella.blogspot.com.

https://www.facebook.com/emanuelcancella.cancella

Me siga no twitter.com/Ecancella 9

Canal de youtube: https://www.youtube.com/channel/UC9UUcJBWKgDte00tTF4FsHA

Tik Tok: emanuelcancella       

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário