quarta-feira, 23 de dezembro de 2020

Amaury Ribeiro Junior, em livro, e Diego Hernandes, na Petrobrás, lutaram contra a Privataria Tucana!

  por Emanuel Cancella

Veja o vídeo desta matéria em: https://www.youtube.com/watch?v=iZZGR0X0BBw


Os personagens da Privataria Tucana, FHC, Aécio Neves e José Serra estão impunes e o autor do livro condenado!  

Amaury Ribeiro Junior teve a coragem de denunciar, através de um livro, a roubalheira tucana, o que ele chamou de Privataria.

Li o livro e gostei demais!

Não tenho dúvida que Amaury sofreu pressão até a publicação do Livro, lançado em 2010, e finalista do Prêmio Jabuti. 

Digo isso porque escrevi o livro “A outra Face de Sergio Moro – Acobertando os Tucanos e Entregando a Petrobrás. E fui intimado, em 2016, pelo MPF, a pedido do juiz, na véspera do lançamento do livro, mas o livro saiu (3). E também em 2020 fui condenado sob alegação de  “Caluniar” Sérgio Moro (10). Já recorri e estou respondendo em liberdade.

Mas os tucanos continuam livres, mesmo com a Privataria Tucana, como  também na participação exclusiva no escândalo do Banestado.

No Banestado disse o ex-governador do Paraná, Roberto Requião: “A mãe de todos os escândalos não é o mensalão ou o Petrolão é o do Banestado que surrupiou meio trilhão de reais dos cofres públicos, um escândalo exclusivamente tucano e nenhum deles foi preso” (2).   

Amaury Ribeiro Jr., autor de Privataria Tucana, é condenado e vai responder em liberdade a 7 anos de prisão por “Quebra” de sigilo de filha de Serra. No processo, Amaury alega que “jamais pagaria pela obtenção de dados fiscais sigilosos de qualquer cidadão”. O jornalista pode recorrer da decisão (1).

E na certeza da impunidade,  o tucano FHC vendeu a Vale do Rio Doce que  só de ouro tinha 12 bilhões (quase 4 vezes o valor que foi vendida, 3,3 bi) (4).

Exemplo dessa blindagem é o caso ex-governador de Minas Gerais, o tucano, Aécio Neves, um dos mais citados em corrupção na Lava Jato, inclusive com áudio quando Aécio Neves pede propina de um milhão de reais e ameaça de morte quem o delatar (5,6). Nada acontece com ele!

Assim também o então candidato tucano à presidência, em 2009, José Serra, foi denunciado pelo Wikleaks, na troca de correspondência com a executiva da petroleira Chevron americana, quando Serra prometia favores em prejuízo da Petrobrás (7).

Serra não pode cumprir a promessa, pois perdeu a eleição, mas depois, em 2016, com a derrubada da presidenta Dilma, aprovou, no Senado, a lei 4567/16, com aquilo que tinha prometido a Chevron.

Meu caro Amaury, pode ter certeza que a maioria dos brasileiros está do teu lado e esses tucanos podem não ir preso mas com certeza vão para o lixo da história.

Mas gostaria de comentar com você, Amaury, se você me der a honra de ler meu artigo sobre o Dossiê Diego Hernandes #1, publicado 13/09/2012, na página da Federação Nacional dos Petroleiros – FNP, da qual tive a honra de ter sido Coordenador (11).

Na página da FNP, o dossiê não tem assinatura de petroleiro, mas no artigo consta: Fonte: jornal Correio Braziliense. Publicado em 13 de agosto de 2009 Jornalista: Amaury Ribeiro Jr, autor do livro A Privataria Tucana.

Meu caro Amaury, fui sindicalista contemporâneo de Diego Hernandes, inclusive na década de 90, na greve contra a “Privataria Tucana” na Petrobrás, ocupamos (Emanuel/Diego e outros) o RH no Edise (Edificio Sede da Petrobrás no Rio) para pressionar a companhia numa negociação salarial.

Depois, com a chegada de Lula ao governo, Diego Hernandes que era operador de refinaria foi promovido, chefe de gabinete do saudoso Eduardo Dutra e depois foi nomeado RH da Petrobrás.

O fato de Diego ser de nível médio, um operador de refinaria alçado a Chefe de Gabinete da Presidencia da Petrobrás e depois RH da companhia incomodou muita gente.  

Na matéria do dossiê de Diego, em nenhum momento se fala em corrupção, mas o subtítulo confunde o leitor : “Ex-sindicalista fica milionário ao ocupar cargos estratégicos na Petrobras”.

Eu, enquanto sindicalista, dirigente do Sindipetro-RJ da CUT na Petrobrás, durante seis mandatos, minha diretoria fez o enterro simbólico de todos os presidentes  da Petrobrás, na gestão do PT, na porta da empresa. Nenhum deles por corrupção! Todos por conflito sindical, desacordo nas campanhas salariais.  

O presidente, Eduardo Dutra, por exemplo, num de seus primeiros atos, recebeu as 11 viúvas de petroleiros que morreram heroicamente tentando debelar o incêndio na plataforma P-36 (8).  

O presidente da Petrobrás, na época do acidente, era o tucano Henri Philippe Reichstul que proibia a entrada das viúvas de P-36 no prédio da Petrobrás, O saudoso Eduardo Dutra não só recebeu como fez acordo com todas as viúvas, que garantiu alem da indenização, pagamento da educação dos filhos até o 3º grau.   

Eu, enquanto dirigente sindical, fui convidado para a cerimônia, e confesso que foi um misto de alegria pelo acordo e tristeza pelo depoimento das viúvas.  

Queria dizer que, mesmo sendo companheiro de sindicato, não dei trégua a Diego Hernandes.

Isso sem nunca perder o respeito e a ternura, pois foram greves, peladão (12,13) no Rio e em Brasilia, ocupações de vários prédios da Petrobrás no Rio e até processo judicial pela realização de escracho que a direção do sindicato fez no prédio da residência de Diego, em Copacabana, no Rio.

Porém digo, sem medo de errar, em cima de números e fatos, que os governos do PT na Petrobrás foram os melhores na história da Empresa.

No governo do PT, na Petrobrás, além do desenvolvimento de tecnologia inédita no mundo que permitiu a descoberta do pré-sal, retomada da industria naval destruída por FHC a empresa realizou a maior capitalização do planeta em todos os tempos, captando com a venda de papeis da empresa R$ 120 BI em 2010 (9).

Na área dos recursos humanos, do Diego, os petroleiros sempre tiveram aumento real, PLR, abono salarial, beneficio farmácia, muito concurso público e milhares de petroleiros do Sistema Petrobrás vitimas de Collor e FHC, foram readmitidos e reintegrados.

Creio que, assim Amaury Ribeiro Junior deve ser lembrado sempre como um grande jornalista, Diego Hernandez deve ficar na história como uma liderança dos trabalhadores petroleiros!    

    

Em tempo, Inscreva-se em meu canal e compartilhe o vídeo, o Twitter e o blog e, deixe um comentário. 

  1 - https://revistaforum.com.br/politica/amaury-ribeiro-jr-autor-de-privataria-tucana-e-condenado-a-7-anos-de-prisao-por-sigilo-de-filha-de-serra/

2 - https://www.ocafezinho.com/2015/10/03/requiao-relembra-banestado-roubalheira-tucana-desviou-meio-trilhao/

3 - https://www.redebrasilatual.com.br/politica/2017/02/livro-a-outra-face-de-sergio-moro-e-lancado-no-rio-de-janeiro/

4 - http://www.brasil-economia-governo.org.br/2011/04/06/valeu-a-pena-privatizar-a-vale/

5 - https://agenciabrasil.ebc.com.br/politica/noticia/2017-04/lava-jato-aecio-e-romero-juca-acumulam-maior-numero-de-pedidos-de

6 -  https://noticias.uol.com.br/politica/ultimas-noticias/2017/05/17/aecio-neves-e-gravado-pedindo-r-2-milhoes-a-dono-da-jbs-diz-jornal.htm

7 - https://www.redebrasilatual.com.br/politica/2016/02/senadores-lembram-denuncia-do-wikileaks-dos-interesses-multinacionais-defendidos-por-serra-3891/

8 - https://acervo.oglobo.globo.com/fatos-historicos/em-2001-explosao-da-plataforma-36-deixou-11-mortos-na-bacia-de-campos-9483525

9 - https://www.terra.com.br/economia/petrobras-arrecada-r-120-bi-na-maior-capitalizacao-da-historia,ca8ba8f241d2b310VgnCLD200000bbcceb0aRCRD.html

10 - Ação Penal Nº 0178170-29.2017.4.02.5101/RJ  Mandado Nº 510003871779 

11 - http://www.fnpetroleiros.org.br/noticias/2458/dossie-diego-hernandes-1

12 - https://blogs.ne10.uol.com.br/jamildo/2007/12/04/peladoes-no-planalto/

13 - http://www.fnpetroleiros.org.br/noticias/3831/pelado-pelado-nu-com-a-mao-no-bolso

  

Rio de Janeiro 23 de dezembro de 2020. 

Aviso - Estou monetizando minhas redes sociais, no caso, o meu canal do Youtube e meu blog. Faço isso para fortalecer a ajuda às 22 entidades sociais e filantrópicas que atendem as mais diversas pessoas excluídas de nossa sociedade, de forma a aumentar o valor de meus apoios mensais para essas entidades. 100% dos valores recebidos pelos parceiros comerciais vão ser alocados para essas instituições. Para saber mais: http://emanuelcancella.blogspot.com/2020/07/aviso-importante.html

Autor: Emanuel Cancella, OAB/RJ 75.300, ex-presidente do Sindipetro-RJ, fundador e ex diretor do Comando Nacional dos Petroleiros, da FUP e fundador e coordenador da FNP , ex-diretor Sindical e Nacional do Dieese, sendo também autor do livro “A Outra Face de Sérgio Moro” que pode ser adquirido em: https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-1163280532-livro-a-outra-face-de-sergio-moro-_JM?quantity=1.

 (Esse relato pode ser reproduzido livremente) 

Meus endereços eletrônicos:

http://emanuelcancella.blogspot.com.

https://www.facebook.com/emanuelcancella.cancella 

Me siga no twitter.com/Ecancella 

Canal de youtube: https://www.youtube.com/channel/UC9UUcJBWKgDte00tTF4FsHA     

 


Nenhum comentário:

Postar um comentário