sábado, 20 de maio de 2023

Barrar produção de petróleo na Amazônia atende ao editorial da Globo: “O pré-sal pode ser patrimônio inútil”.

por Emanuel Cancella


Sem contar os milhares de empregos que serão gerados na região, o pré-sal equatorial, na lei Lei 12.351/2010 de Partilha de Lula, gera royalties de 75% para a educação e 25% para saúde!  

 O Ibama faz seu papel em cobrar, na questão do meio ambiente, rigor da Petrobrás na produção de petróleo na foz da Amazônia, entretanto impedir ou postergar é fazer o jogo do inimigo do progresso do Brasil, como a Globo que, em 2015, já afirmava em editorial: “O pré-sal pode ser patrimônio inútil”.

 Já no Governo Bolsonaro, o Ibama foi atropelado. Os predadores contrabandearam ouro, madeira, destruíram florestas de nosso bioma para a extração de madeira e ouro. Eram destinadas para isso áreas gigantes em reservas, até pessoa condenada por tráfico de drogas foi autorizada pelo General Heleno a explorar garimpo de ouro em área vizinha à terra indígena (5).

A área concedida para exploração de ouro é 60 vezes maior do que o Parque Ibirapuera, em São Paulo. (6,7).

  No mínimo, Salles, ministro do Meio Ambiente, foi omisso com o tráfico de madeira na região da Amazônia. Até o jornal suíço publicou:” O mais importante ministro de Bolsonaro, Ricardo Salles, recebia propina da máfia da madeira tropical (1)?”.

Sabemos o quanto foi importante a luta do Ibama e do INPE contra o governo de Bolsonaro, devastador das florestas em nossos Biomas, principalmente Amazonia, Pantanal e Mata Atlântica, mas

nossos órgãos fiscalizadores não conseguiram conter aquilo que o imperador Alexandre, o Grande (356-323) afirmava:  "Nenhum muro de cidade resiste, ou nenhum portão de cidade permanece fechado, diante de um burro carregado de ouro" (4).

 A farra era tão grande que, em três meses, Banco Central comprou a maior quantidade de ouro dos últimos vinte anos (2). Tudo indica, para isso, ocorria o “esquentamento” do ouro ilegal, guardando semelhança com aquele que ocorre sobre a madeira irregular, com notas frias, por exemplo (3).

 Para quem não sabe, a Petrobrás desenvolveu tecnologia inédita para produção de petróleo em águas profundas e no pré-sal e, por conta disso, a Petrobrás ganhou 4 prêmios OCT considerados o “Oscar” da indústria de petróleo.

Então se temos a tecnologia, o petróleo e consciência de respeitar o meio ambiente, por que não alavancarmos nosso progresso principalmente numa das regiões mais pobres do país?

 

Fonte: 1 - https://blogdopedlowski.com/2021/05/26/jornal-suico-pergunta-o-ministro-mais-importante-de-jair-bolsonaro-cobrava-subornos-da-mafia-da-madeira-tropical/

2 – https://www.bpmoney.com.br/noticias/economia/banco-central-do-brasil-nao-revelou-compra-de-toneladas-de-ouro

3 - https://semanaon.com.br/brasil/operacao-de-guerra-yanomami-passa-por-estrangular-garimpo-e-confiscar-ouro/

4 - https://www.recantodasletras.com.br/artigos/2094183

5 - http://www.blogdowelbi.com/2023/01/general-heleno-autorizou-condenada-por.html

6 - http://www.blogdowelbi.com/2023/01/general-heleno-autorizou-condenada-por.html

7 - https://www.agendadopoder.com.br/geral/suspeito-de-genocidio-general-heleno-autorizou-traficante-a-explorar-garimpo-na-regiao-dos-yanomami/

8 - https://portalclubedeengenharia.org.br/2020/02/08/petrobras-conquista-o-4-oscar-da-industria-petrolifera-offshore-mundial/

9 - https://oglobo.globo.com/opiniao/o-pre-sal-pode-ser-patrimonio-inutil-18331727

Rio de Janeiro 20 de maio de  2023.

Em tempo, se você quiser e puder me ajudar, faça um depósito diretamente na conta de uma dessas entidades filantrópicas, podendo abater no imposto de renda, elas estão listadas em http://emanuelcancella.blogspot.com/2020/07/aviso-importante.html No RJ, pode solicitar a presença de um mensageiro que irão buscar a doação.Autor:

Autor: Emanuel Cancella, OAB/RJ 75.300, em abril de 2023, pós graduado em Direito Constitucional, pela Universidade Pitágoras Unopar Anhanguera.

Ex-presidente do Sindipetro-RJ, fundador e ex diretor do Comando Nacional dos Petroleiros, da FUP e fundador e coordenador da FNP , ex-diretor Sindical e Nacional do Dieese, sendo também autor do livro “A Outra Face de Sérgio Moro” que pode ser adquirido em: https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-1519072214-livro-a-outra-face-de-sergio-moro-_JM#position=6&search_layout=stack&type=item&tracking_id=2718427c-9886-46ac-9ecc-ba9624731189

 (Esse relato pode ser reproduzido livremente)

Meus endereços eletrônicos:

http://emanuelcancella.blogspot.com.

https://www.facebook.com/emanuelcancella.cancella

Me siga no twitter.com/Ecancella 9

Canal de youtube: https://www.youtube.com/channel/UC9UUcJBWKgDte00tTF4FsHA

Tik Tok: emanuelcancella   

 

2 comentários:

  1. O compromisso do gov Lula é com o meio ambiente. Preservação da biodiversidade. Quer provocar outro desastre ambiental e humanitário como Belo Monte? Vai atropelar o Ibama? O mundo está interessado em energia verde. Não em combustível fóssil.

    ResponderExcluir
  2. O IBAMA já negou exploração desta região também para empresas estrangeiras. Trata-se de Parecer Técnico do IBAMA órgão do mesmo governo federal. O que a Petrobrás tem que fazer é dar soluções técnicas ao PT

    ResponderExcluir